.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Rachadura nos pés: conheça as causas e os tratamentos



Quantas vezes você passa hidratante nos pés? Diariamente? Semanalmente? Não lembra quando foi a última vez? A hidratação é muito importante para evitar rachadura nos pés!
Além de incomodar esteticamente, ela também causa desconforto, dor e até sangramentos na região. Para saber quais são as causas, os tratamentos e a prevenção para a rachadura nos pés, continue lendo e confira!

Entenda as causas darachadura nos pés

rachadura nos pés não surgem do dia para a noite. Ela ocorre quando os pés ficam muito ressecados ao ponto de causar a quebra. A falta de hidratação e o uso frequente de sapatos apertados ou abertos são apontados como os principais motivos para o surgimento do problema.
Pessoas que bebem pouca água durante o dia tendem a ter uma pele mais seca e a carência de hidratação deixa a pele menos flexível e com mais chances de quebrar. E o uso de sapatos inadequados por um longo período de tempo agride a epiderme, camada externa da pele, prejudicando a sua elasticidade.
Além disso, outras causas são apontadas para o surgimento de rachadura nos pés, como:
Se não houver tratamento o quanto antes, o ressecamento da pele pode ocasionar rachadura nos pés. Em casos graves as lesões podem causar dor e ser uma porta de entrada para bactérias.

Saiba como tratar

Caso o seu pé já esteja lesionado, a melhor opção é ir a um dermatologista. O profissional será capaz de identificar corretamente a causa da rachadura nos pés e o melhor tratamento, especialmente se ela for causada devido a alguma doença.
Em geral, aumentar a hidratação da região é o suficiente para resolver o problema. Na hora de comprar um hidratante, lembre-se que quanto mais espesso ele for, maior será o seu poder de hidratação. Procure por produtos que contenham uréia, lanolina ou vaselina.
Durante o tratamento, evite coçar ou esfregar a área. Para aliviar o desconforto, coloque gelo por alguns minutos na região ou compressas frias.

Descubra como prevenir arachadura nos pés

Rachadura nos pés
Incluir certos cuidados na sua rotina pode prevenir a tão temida rachadura nos pés.
Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar. Por isso, vamos dar algumas dicas do que você pode fazer para evitar esse problema. O importante é cuidar dos seus pés e não deixar que a região fique ressecada, assim há menos chances da rachadura nos pés aparecer.
Use diariamente um hidratante específico para a área dos pés para hidratar a região. O ideal é que ele seja usado à noite e após o banho. Para potencializar o efeito, use uma meia ou filme plástico após passar o creme e retire apenas na manhã seguinte. Seus pés ficarão ainda mais hidratados e com menos chances de ter rachadura nos pés.
Além disso, a fim de evitar a irritação da pele, evite tomar banho com água quente ou com espuma, lavar os pés com muita frequência, usar sabonetes com perfume e qualquer produto que possa irritar a epiderme.
Um hábito que muitas pessoas têm é usar uma lixa ou pedra-pomes para remover as células mortas dos pés. Esse hábito é recomendado, mas sem exagero. Lixar os pés em excesso pode causar um efeito rebote, ou seja, a camada externa da pele pode ficar ainda mais grossa.
Por fim, que tal incluir um spa para os pés na sua rotina de beleza? Faça esse momento de relaxamento e tratamento intensivo semanalmente ou até 2 vezes por semana, especialmente se a região estiver muito ressecada.

Como fazer um escalda-pés?

O objetivo do escalda-pés é amolecer a pele e facilitar a absorção do hidratante que será aplicado posteriormente para prevenir a rachadura nos pés. Primeiro, aqueça a água e coloque em uma bacia uma quantidade suficiente para cobrir totalmente os seus pés, aproximadamente entre 8 a 10 cm de altura.
Adicione entre 1 a 2 colheres de hidratante no recipiente, de acordo com a quantidade de líquido colocada. Após a mistura se dissolver totalmente e a temperatura da água estiver morna, mergulhe os seus pés por 10 a 15 minutos para que a pele fique mole e absorva o creme.
Após o escalda-pés, não deixe de secar bem a pele. Este momento é muito importante para evitar o surgimento de fungos e bactérias que podem se multiplicar devido à umidade da região, especialmente entre os dedos dos pés.
Ao invés de esfregar a toalha, o que pode causar atrito e ressecar a área, seque pressionando de forma suave para retirar o excesso de água até que ele seque totalmente.
Nesse momento, passe a pedra-pomes para tirar o excesso de células mortas fazendo movimentos leves. Essa etapa não é obrigatória e não deve ser feita se você estiver com alguma rachadura nos pés para não machucar ainda mais o local.
Para finalizar esse momento de spa em casa, aplique um creme hidratante e coloque uma meia.
rachadura nos pés pode causar desconforto, dores e até sangramentos na região. Para resolver esse problema é necessário uma rotina de cuidados que envolve hidratar e esfoliar a região.
Você conhece o Gomage para pés Principles? Como sabemos que os cuidados diários são essenciais para manter os pés sempre saudáveis. O Gomage é um delicioso esfoliante para os pés a seco, com sementes de Damasco e Sílica. O produto suaviza os calos e a pele grossa e ressecada, garantindo maior hidratação e maciez aos pés.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe como evitar a rachadura nos pés, que tal acabar com a celulite? Confira as melhores dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

As imagens são meramente ilustrativas e não conduzem, necessariamente, com os tamanhos e cores reais dos produtos. O s preços que constam nesse blog são apenas sugeridos. As promoções e os produtos são válidos no período vigente da Revista Racco Mania ou enquanto durarem os estoques.

Colaboradores