.

domingo, 28 de outubro de 2018

Aloe Vera: afinal, para que serve essa planta?



Aloe Vera


Talvez você conheça o Aloe Vera por outro nome mais popular: babosa. Essa planta, que ajuda na prevenção e tratamento de diversas doenças, tem as suas propriedades curativas conhecidas há muitos anos. Porém, muitas pessoas conhecem apenas o seu poder de hidratação da pele.
Na lista de benefícios se destaca a sua ação anti-inflamatória, antiparasitária, antiviral, antibacteriana e antifúngica. Para conhecer todo o poder que o Aloe Vera oferece, continue lendo e confira!

Uma planta com mais de 6000 anos de história

Os benefícios do Aloe Vera são conhecidos há muito tempo. Pesquisadores afirmam que ele era usado como medicamento 6000 anos atrás pelos chineses.
A planta também ajudava a tratar os ferimentos dos soldados na época do Alexandre, o Grande. E nas antigas civilizações da América do Sul e México, era usada para o tratamento de problemas no estômago, no couro cabeludo e na pele.
E você sabe quem adorava usar a babosa nos seus rituais de beleza? A Cleópatra! A rainha do Egito, considerada uma das mulheres mais bonitas da época, passava Aloe Vera na pele e no cabelo. Além disso, na época dos Faraós, ela era conhecida como “a planta da imortalidade”.
Ele tem origem no norte da África e se assemelha a um cacto de cor verde. A sua folha pode ser dividida em 2 partes: a parte interior, que é comestível e parecida com um gel e a exterior, composta pela casca e pelo látex.
A planta é composta por 95% de água e os 5% restantes são formados por vitaminas, minerais, aminoácidos e outros componentes vegetais.

Os benefícios do Aloe Vera

Ele é uma das plantas medicinais mais estudadas por especialistas e entre os seus benefícios podemos citar:

Hidrata a pele e os cabelos

Esse é um dos benefícios mais conhecidos. A babosa consegue regenerar as células da pele e atua como um hidratante natural, além disso, atua na prevenção do envelhecimento precoce.
Com relação aos cabelos, ele também protege o couro cabeludo da exposição solar dos raios UV e fortalece a raiz capilar, tendo um papel importante para evitar e reduzir a queda dos fios. Em caso de caspa, o gel da Aloe Vera ajuda na eliminação das caspas.

Acelera a cicatrização da pele

Aloe Vera, a planta milagrosa
Hidrata, refresca e estimula a regeneração da pele.
O Aloe Vera é um excelente cicatrizante por conseguir penetrar nas 3 camadas da pele e acelerar a regeneração das células. Por isso, o gel retirado da folha da planta é muito utilizado para tratar queimaduras, picadas de insetos, acnes, feridas e cortes. Porém, em casos graves consulte um médico para verificar se a babosa terá o efeito esperado ou não.

Melhora o sistema digestivo

Ele contribui para a redução do inchaço e irritações do estômago, devido à presença de ácidos graxos na sua composição. A sua ação antiácida também previne a constipação intestinal e atua no tratamento da gastrite.

Fortalece o sistema imunológico

Ele pode fortalecer a imunidade devido ao aumento da produção de linfócitos T, responsável pela defesa do organismo contra infecções.

Alivia dores musculares

Em caso de dores musculares, dores ósseas, enxaquecas, artrite e reumatismo, o Aloe Vera é um grande aliado. Por ter efeito anestésico é recomendado o uso de compressas no local.

Combate gripes e resfriados

Por ter propriedades antibióticas, o suco da babosa pode aliviar os sintomas da gripe, do resfriado, de sinusites, rinites e asma.

Controla os níveis de colesterol

A ação antioxidante neutraliza os radicais livres e pode reduzir os níveis de gordura acumulado nas artérias. Além disso, ela contribui para ativar a circulação sanguínea e ajuda a controlar os níveis do colesterol.

Trata problemas bucais

O Aloe Vera pode ser usado para cuidar da sua saúde bucal. Ele trata o sangramento e a inflamação da gengiva, diminui a dor de dente, alivia o inchaço e protege o esmalte dos dentes.

Alivia a prisão de ventre

A babosa também tem propriedade laxante, que é encontrada na parte do látex da planta.
Esses e outros benefícios foram listados em diversas pesquisas atualizadas e trazem informações surpreendentes.

Como usar

Para que serve aloe vera
Essa plantinha rica em vitaminas pode ser consumida, inclusive, na forma de suco.
O Aloe Vera pode ser consumido na forma de gel ou de suco. Em geral, o gel é mais utilizado para tratar problemas externos e o suco para males internos.
Muitos produtos cosméticos atualmente possuem o Aloe Vera em sua composição. Ele pode ser encontrada em produtos para uso tópico como hidratantes para o corpocremes pós-Sol para o alívio de ardênciasóleos relaxantesbálsamos labiaisgel para banho e em versões para acalmar a pele após a depilação.
Com relação ao suco com sabor aloe vera, o recomendado é uma dose mínima de 30ml ao dia. Uma opção é o Aloe Life sabor laranja, que além das propriedades de sabor da planta, também é um suplemento rico em vitamina C.
aloe vera
A Aloe Vera possui benefícios super eficazes tanto para a pele como para o nosso sistema digestivo.
A vitamina C e o aloe vera são usados há milhares de anos pelos nossos antepassados e inúmeros estudos comprovam as funções benéficas dele para a saúde.
No e-book de Claudio Gomes, disponível gratuitamente online, é possível conhecer um pouco mais da história dessa planta.
Agora que você conhece as propriedades da planta milagrosa, compartilhe este artigo nas redes sociais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

As imagens são meramente ilustrativas e não conduzem, necessariamente, com os tamanhos e cores reais dos produtos. O s preços que constam nesse blog são apenas sugeridos. As promoções e os produtos são válidos no período vigente da Revista Racco Mania ou enquanto durarem os estoques.

Colaboradores