.

sábado, 6 de julho de 2019

Geração baseada na comunicação entre pessoas: o que é marketing multinível, afinal?



Já ouvimos falar muito em venda direta, consultores, catálogos, propaganda boca a boca, entre outros. Mas pouco ouvimos o termo marketing multinível, principalmente no Brasil. Talvez a expressão não seja tão conhecida realmente, podendo ser confundida com outros modelos de negócio e vista de forma negativa.
Você já deve ter consumido produtos de algum revendedor que trabalha com esse empreendimento (sim, é uma forma de empreender e, já já, você vai saber o motivo) ou até mesmo, em certo momento, foi convidado a fazer parte de uma rede assim.
Um pouco sobre venda direta
A venda direta é uma excelente oportunidade de negócio ou de renda extra. É utilizada tanto por grandes marcas como por pequenas empresas para vender produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, baseado no contato pessoal, sem a necessidade de um estabelecimento comercial com endereço fixo.
O Brasil ocupa a 6ª colocação no mercado global de venda direta, esse modelo comercial gerou um volume de negócios de R$ 45,2 bilhões em 2017, mas apenas 10% vem do multinível. Dentro disso, 54,7% das vendas vêm da indústria de cosméticos, o que contribui para manter o Brasil entre as primeiras posições no ranking de consumo mundial do setor de Cosméticos, Perfumaria e Higiene pessoal.
Nos países de primeiro mundo, a venda de produtos de higiene e beleza é feita 50% por consultores de venda direta e 50% pelo varejo. Há uma distribuição muito equilibrada entre os canais. No Brasil, o varejo ainda é responsável por aproximadamente 96% das vendas, mostrando que a venda direta ainda vai ter um sólido crescimento nos próximos anos. A existência de pirâmides atrapalha muito o crescimento de empresas MMN pela confusão gerada pelos públicos que não entendem da diferença.
Mas, afinal, o que é o tal do marketing multinível?
O sistema de marketing multinível (MMN) ou, também conhecido como marketing de rede, é uma modalidade de venda direta em que os ganhos podem vir da venda dos produtos e serviços ou do recrutamento de novos vendedores, formando sua própria equipe de vendas. No último caso, seu faturamento é proporcional às vendas geradas pelo seu time.
As empresas que participam do MMN são legítimas e possuem um controle ético, oferecendo produtos e serviços de qualidade diferenciados, geralmente com utilidade cotidiana.A empresa que faz parte desse modelo investe em treinamentos que possam ajudar o consultor a se comunicar e expandir ainda mais sua carreira profissional. Aqui não há uma rivalidade entre os profissionais já que, neste sistema de marketing multinível, para que uma pessoa possa crescer, é necessário que as pessoas que entraram no negócio indicadas por ela também cresçam.
Vantagens deste sistema para o revendedor/consultor:
O MMN é uma forma de empreendimento. Quem escolhe participar de uma rede pode fazer um pequeno investimento inicial e o lucro da revenda pode chegar a 100%. Ele sobe de nível e aumenta os rendimentos à medida que se desenvolve.
É um sistema baseado no reconhecimento e na recompensa progressiva, com ganho proporcional ao esforço e dedicação do consultor. Você pode desenvolver um papel de liderança ajudando seus indicados a aumentar sua equipe e suas vendas. Quanto melhor for o desempenho da sua equipe, maiores os ganhos.
O principal ponto é que não há um limite aqui. Quem participa do marketing de rede pode ficar feliz com uma renda extra mensal ou fazer negócios profissionais. Ele mesmo determina o horário de trabalho e o tempo de dedicação. É o seu negócio.
Estabelece seu próprio negócio sem precisar de lojas, pagar aluguéis, estabelecimentos fixos.
Não tem um horário de trabalho rígido.
Possui enorme potencial de crescimento.
Conhecimento aprofundado do produto que vende.
Os investimentos são mínimos e podem proporcionar uma renda superior.
Possui independência comercial e profissional, decidindo como operar seu negócio.
Existe treinamento e capacitação em níveis, gerando uma expectativa positiva para seguir uma carreira na área.
Ambiente confortável onde todos se importam com o sucesso dos outros.
•Quando um profissional está comprometido com o seu próprio negócio, o sucesso será garantido.
Vantagens deste sistema para o consumidor final:
No modelo de MMN a venda passa apenas da fábrica ao consultor, chegando diretamente ao consumidor final. Não possui intermediários ou investimentos grandes em mídia, ou seja, menos taxas para o consumidor inseridas no valor do produto.
A empresa insere o foco no consumidor em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Eles são criados e fabricados como se estivessem atendendo a um pedido do consumidor, suprindo necessidades não satisfeitas, colocando no mercado produtos que proporcionam satisfação e bem-estar aos consumidores. Assim, existe maior proximidade com o cliente na hora da revenda, com uma personalização e maior cuidado no atendimento.


Pirâmides X Marketing Multinível
As pirâmides são feitas em empresas geralmente novas com produtos ou serviços de FACHADA, onde o ganho se dá pelo cadastro de novos consultores. Os produtos têm preços inacessíveis, ou nunca estão disponíveis em estoque, ou de baixa qualidade, ou até (que está na moda) serviços financeiros com promessas de ganhos INSUSTENTÁVEIS. Nestes casos, poucas pessoas (que estão no topo da pirâmide) ganham muito dinheiro pois os “líderes” vendem um sonho e prometem dinheiro fácil para trazer os novos consultores. A grande base sempre tem GRANDES PERDAS financeiras.
3 dicas de ouro para saber se a empresa que estão te oferecendo é uma pirâmide:
– Promessas de “dinheiro fácil” e em pouquíssimo tempo. O multinível é um canal que te permite atingir ganhos altíssimos, porém sempre com treinamento, foco e esforço. É uma construção altamente lucrativa que exige bastante trabalho. Acredite que não existe dinheiro fácil.
– Desconfie de lucros altíssimos em investimentos. Acredite que não existe milagre e pense bem na hora de colocar seu dinheiro em algo desconhecido. Algumas pirâmides financeiras oferecem mais de 30% ao mês, não tem como ser sustentável.
– Pesquise a fundo se os produtos ou serviços da empresa são de qualidade e irão de promover um giro, pois é isso que sustenta uma empresa de MMN séria.
MMN – Diversas possibilidades
O modelo de negócio marketing multinível traz diversas possibilidades tanto para consultor quanto para consumidor. O consultor pode mostrar o seu conhecimento de uma forma mais íntima para o consumidor, que por sua vez não terá dúvidas sobre o produto que estará adquirindo.
O MMN é suportado pelo bom relacionamento entre as pessoas. O consultor se baseia na sua experiência pessoal com um produto ou serviço, contando se é bom para outras pessoas porque ele mesmo gostou. A questão é criar um mercado com a ajuda do compartilhamento de informações de uma pessoa para outra, em outras palavras, é um sistema baseado na comunicação entre pessoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

As imagens são meramente ilustrativas e não conduzem, necessariamente, com os tamanhos e cores reais dos produtos. O s preços que constam nesse blog são apenas sugeridos. As promoções e os produtos são válidos no período vigente da Revista Racco Mania ou enquanto durarem os estoques.

Colaboradores